anel de compromisso

Anel de compromisso: como saber se é a hora de trocar alianças de namoro?

Trocar anéis de compromisso é uma tendência relativamente nova, mas que já conquistou o coração (e os dedinhos) de muitos casais apaixonados ao redor do mundo. Quem deseja selar o compromisso, sem necessariamente partir para a etapa de um matrimônio ou união estável, escolhe alianças simbólicas para comprovar as intenções sérias da relação.

Mas como saber qual é o momento certo para dar um anel de compromisso a quem você ama? Existe um tempo necessário para fazer isso? Qual é o sentido desse enlaçamento? Vamos falar sobre esse assunto nesse post, continue a leitura e fique por dentro!

Por que trocar anéis de compromisso?

As razões podem variar muito. Afinal, cada relacionamento é construído de uma maneira muito singular pelas pessoas que fazem parte dele. Na maioria dos casos, o anel de compromisso simboliza a chegada do momento de uma relação mais séria, com intenções futuras. Ou mesmo significa uma etapa para passar ao próximo passo, ou seja, o casamento.

É conveniente ter muita clareza entre o casal, de forma que aquele símbolo tenha para os dois o mesmo significado e para que isso seja respeitado. A comunicação é importante, para que não existam mal-entendidos.

Quando é o momento certo para dar um anel de compromisso?

Essa é uma questão difícil de definir, mas é fundamental analisá-la a fim de evitar precipitações. A joia pode ser um presente e pode surpreender um dos dois, marcando uma mudança dentro do relacionamento. Porém, isso não deve ser imposto. Caso decida fazer uma surpresa para quem você ama, deixe para surpreender no momento da entrega das alianças. Mas certifique-se de que o assunto seja conversado previamente.

É importante saber como a pessoa se sente em relação a esse símbolo, pois nem todos dão a ele a mesma importância e respeito. Caso seu/sua parceiro(a) não esteja de acordo, poderá parecer que você está forçando a barra. É preciso avaliar o nível de intimidade. O uso do anel de compromisso é particular, ou seja, tem diferentes razões e momentos para cada casal. A entrega das alianças não deve ser uma ocasião tão elaborada, como no caso de um pedido de casamento. Pode ser mais intimista e contemplar apenas os dois apaixonados.

Trocar alianças de compromisso é o mesmo que noivar?

É comum que algumas pessoas confundam o acontecimento, especialmente os familiares mais ansiosos, que desejam a formalidade da relação. No entanto, ter um anel de compromisso não é o mesmo que entrar em um noivado.

E isso precisa ficar claro, sobretudo para o casal. Ou seja, o casal que decide alianças de namoro pode não ter a intenção de casar em breve, e não há motivo para pressão. O compromisso com a relação existe, mas os planos de casamento podem ficar para o futuro.

Em qual mão ela é usada?

O anel de compromisso é usado no dedo anelar da mão direita. A vontade do casal preservar e valorizar a relação normalmente vem com uma aliança prateada, mas nada impede de ousar um pouco ou inovar nos modelos feitos em outros materiais.

Com essas dicas, ficou mais fácil saber se é a hora certa para trocar alianças de namoro, certo? Então não deixe de conferir nossas alianças de compromisso!