valor do diamante

Como é estimado o valor do diamante? Conheça os critérios de classificação

Você sabia que não é possível encontrar dois diamantes exatamente iguais? É justamente por isso que eles precisam passar uma avaliação, de modo que seja estimado o valor da pedra. Nessa estimativa, são levados em consideração seus diferentes elementos e os parâmetros que podem determinar quanto será o seu preço no mercado.

Normalmente, os critérios são a cor, a qualidade da lapidação, o peso e a pureza do diamante. Para você, que deseja conhecer melhor cada um desses critérios de classificação e saber como é estimado o valor do diamante, nós elaboramos o post a seguir.

Acompanhe o texto e conheça um pouco mais sobre esse universo precioso!

A pureza do diamante

Na avaliação sobre a pureza de um diamante, é sempre desejável (ou mais valorizado) que não existem incisões, fraturas ou misturas com impurezas. Quanto mais fraturas houver na pedra, mais impurezas podem estar contidas nela.

Consequentemente, quanto mais pura for a pedra, mais valiosa ela será — e mais alto ficará o seu preço por quilate.

O valor do diamante de acordo com a cor

Para algumas pedras preciosas, quanto mais escura a cor, mais valiosa é considerada a gema. Porém, no caso do diamante, essa questão é diferente. Quanto mais incolor ele for, mais valioso será. A menos que exiba uma cor bem definida.

Outro aspecto importante é que essa cor seja o mais uniforme possível.

A qualidade da lapidação

Um dos critérios mais relevantes na hora de conhecer o valor do diamante é a sua qualidade de lapidação. Os tipos de lapidação podem também resultar em valores mais elevados por quilate. Existem diferentes tipos de talhes (ou cortes): em brilhante, em degrau e os talhes mistos. Ainda que a pedra tenha boa pureza e cor, o valor poderá cair se a gema não tiver sido lapidada muito bem ou com pouca habilidade.

Trata-se de um dos detalhes que mais merecem atenção, no caso dos diamantes. Isso porque, ainda mais importante que a sua cor é o seu brilho, que é exatamente aquela característica que garante uma excelente lapidação.

O peso em quilates

O valor do diamante também é determinado de acordo com os quilates. Dois diamantes que tenham o mesmo diâmetro podem ter um peso diferente. Isso varia de acordo com a espessura de sua “cintura”. Uma gema de um quilate valerá mais do que duas gemas de meio quilate, ainda que apresentem a mesma qualidade.

Um quilate corresponde a 1/5 de um grama. Logo, pode-se afirmar que 0,2 gramas equivalem a um quilate. O preço pode ser calculado a partir da seguinte equação:

peso x preço por quilate = preço total

Não é mesmo tão simples avaliar o valor do diamante. Mesmo compreendendo bem os critérios acima descritos, é sempre mais interessante contar com a adequada observação de especialistas no assunto, a fim de saber se tudo está em conformidade.

Agora que você já sabe dos critérios de avaliação, poderá valorizar mais ainda as suas joias, não acha?

Você pode ter gostado de saber mais sobre este tema. Mas, ocasionalmente, ficou com alguma dúvida. Se é este o caso, deixe aqui o seu comentário, expondo sua opinião ou suas perguntas.