aliança de namoro

Por que a aliança de namoro é sempre de prata?

O início do relacionamento de um casal é sempre muito especial, e por isso muitos jovens namorados procuram uma forma bastante evidente para simbolizar a força de seu amor. As alianças são as principais escolhas para exercer este papel tão importante na vida de um casal apaixonado!

É muito comum que surjam algumas inseguranças na hora de escolher a peça perfeita para colocar nos dedos. Você já se perguntou porque a aliança de namoro geralmente é confeccionada em prata? Esta é uma das dúvidas frequentes e existem sim algumas explicações para isso. Continue lendo para saber mais!

De onde surgiu essa tradição?

A tradição de utilizar uma aliança de namoro surgiu da necessidade de jovens casais demonstrarem a seriedade do compromisso firmado um com o outro. Também de mostrar aos outros possíveis pretendentes que a pessoa que a usa não está solteira.

As alianças de compromisso geralmente são fabricadas em prata por várias razões. A primeira é para diferenciá-las da aliança de casamento. Afinal, o simbolismo da aliança de matrimônio ficaria um pouco comprometido se elas fossem utilizadas em todas as fases do relacionamento, em especial no início, quando o casal ainda está se conhecendo, não é?

Essas joias tão cobiçadas são cheias de poder simbólico, pois conectam o casal do início do relacionamento até o matrimônio. As pessoas vão trocando de material (e de dedo, passando da mão direita para a esquerda) nesse percurso, como forma de marcar a evolução do amor do casal que as leva.

Mas a aliança de namoro precisa necessariamente ser de prata?

No início do relacionamento, o casal apaixonado costuma querer deixar claro seu comprometimento e sua intenção de ter algo mais sólido e duradouro para o futuro.

Entretanto, não faria muito sentido investir em uma aliança de ouro — já que, além de menos acessíveis, esses artigos são o maior símbolo material do matrimônio.

O uso da prata

A prata, por ser considerada um metal nobre e ter um preço um pouco mais amigável, acabou se tornando uma das melhores alternativas para a aliança de namoro. Afinal, não importa se o relacionamento ainda não é tão formal quanto um casamento: seu amor merece ser celebrado e representado por um lindo sinal de afeto. No entanto, apesar da tradição, a aliança de compromisso não precisa necessariamente ser de prata. O importante é que tenha aspecto prateado.

A variedade do mercado

Vale dizer que atualmente no mercado existe uma grande abundância de alianças feitas com materiais diversificados. E não só de prata!

Podem ser citados: o tungstênio, o banho de ródio e o ouro branco, para mencionar apenas alguns exemplos. Isso quer dizer que, independentemente do valor que você pretende investir na sua aliança de namoro, é possível encontrar uma opção muito bonita e de boa qualidade para representar seu relacionamento.

Como escolher a aliança de compromisso?

A aliança de compromisso deve ser utilizada no momento em que os parceiros sentirem que o relacionamento é sério e intenso o suficiente para investir nessa ideia. Se as pessoas estão apaixonadas, não há motivo para não comprar um belo par de alianças.

Você já sabe que existe uma grande variedade de modelos disponíveis. Mas é importante que o casal escolha aquela que mais combina com os dois, certo? As tradicionais são circulares, planas na parte de dentro e abauladas na parte de fora. Há ainda as anatômicas (boleadas), que oferecem maior conforto no uso diário; e as chanfradas, que costumam apresentar um corte diferente nas laterais.

Podem ainda ser polidas, foscas ou incrementadas com pedras. Muitos casais costumam ainda gravar o nome do parceiro em seu interior, a fim de torná-las ainda mais especiais.

Não importa qual aliança de namoro vai ser a eleita para simbolizar seu relacionamento. O mais importante é que todas as vezes que você e seu amor olharem para elas, se sintam felizes e realizados com sua escolha!

Quer celebrar seu amor com seu parceiro? Confira as alianças de namoro da WM Joias.