diferença entre zircônia e diamante

Qual é a diferença entre zircônia e diamante?

Quando chega a hora de comprar uma aliança de noivado ou de casamento, não há dúvidas de que a primeira pedra preciosa que vem à cabeça é o diamante. Essa gema é vista muitas vezes como grande prova do amor de quem a dá de presente.

Se você já começou a busca pelas alianças, no entanto, já deve ter percebido que essa não é a única opção interessante que está disponível no mercado. Talvez já tenha ouvido falar de uma pedra muito famosa: a zircônia. Devido à grande semelhança que tem com o diamante, ela está se tornando uma alternativa para os que procuram joias com preços mais acessíveis.

O que separa uma pedra da outra, porém, vai além do mero aspecto financeiro. Para ajudá-lo a ter a melhor escolha em um momento tão especial, veja a diferença entre zircônia e diamante.

O que é um diamante?

O diamante é uma pedra natural composta de carbono e que só passa por alguma intervenção humana no processo de lapidação. O objetivo da lapidação é valorizar as qualidades naturais do diamante, observando regras claras de proporção e formato que asseguram o brilho da pedra.

Por se tratar de uma pedra natural, os diamantes exibem pequenas inclusões que funcionam como impressões digitais, diferençando os diamantes um do outro e fazendo com que cada peça seja única.

O índice de refração (o ângulo em que a luz se dobra ao atravessar uma pedra preciosa) de um diamante é maior do que seu índice de dispersão (quando a luz passa através de uma pedra preciosa e se dissemina, gerando o brilho). Por isso, seu brilho é mais profundo do que intenso.

E o que é uma zircônia?

A zircônia é uma gema sintética produzida em laboratório, o que elimina quase que a totalidade dos defeitos (inclusões) que diferenciam os diamantes entre si. Isso quer dizer que as zircônias são praticamente idênticas umas em relação às outras.

Por ser fabricada artificialmente, a zircônia pode ser feita em imensa gama de cores, razão pela qual é utilizada como substituta de alta qualidade para diversas pedras preciosas, especialmente o diamante.

O índice de dispersão da zircônia é mais alto do que seu índice de refração. Também é mais alto do que o índice de dispersão do diamante, por isso essa pedra traz um brilho mais forte. Apesar disso, devido às características de sua composição, se tornará opaca com o passar do tempo.

E quanto ao preço, qual é a diferença entre zircônia e diamante?

A maior diferença entre zircônia e diamante é, sem dúvida alguma, o preço de cada uma. E isso ocorre devido aos fatores que influenciam na determinação dessa importância.

É com base nas inclusões e na cor de cada diamante que os joalheiros determinam sua raridade, qualidade e preço. Quanto mais claro for um diamante, e quanto menos inclusões houver, mais raro e caro será a peça. Além disso, nenhum diamante é igual ao outro, fazendo com que o fator exclusividade também afete o preço.

Já quanto à zircônia, seu processo de fabricação artificial faz com que quase não apresentem inclusões ou defeitos. Mas isso suprime os fatores de raridade, qualidade e de exclusividade na hora de fixar o preço, fazendo com que essa pedra seja muito mais barata do que um diamante.

Qual vale mais a pena escolher?

É muito provável que você agora esteja se perguntando: “E então, qual devo escolher?” A maior durabilidade e resistência do diamante fazem com que tenha melhor custo-benefício em longo prazo, já que não fica opaca e dificilmente poderá ser riscada, podendo se manter na família por gerações.

Por outro lado, se você procura uma opção mais econômica em curto prazo, a zircônia é uma ótima substituta para o diamante: tem excelente qualidade e durabilidade, é brilhante e pode ser fabricada em várias opções de cor. Substitui perfeitamente algumas pedras preciosas, mas tem preço acessível.

A olho nu e em pedras menores, poucas pessoas conseguem distinguir o diamante da zircônia. Mas quanto maior for a pedra, mais fácil será assinalar cada uma: a zircônia terá um brilho mais forte, enquanto o diamante terá um brilho mais profundo.

Agora que você sabe qual é a diferença entre zircônia e diamante, já decidiu qual será a pedra da sua aliança? Conte para a gente qual foi a sua escolhida e deixe um comentário no blog!