Diferentes rituais de casamento

Como já vimos em outras publicações, a celebração do casamento é uma tradição milenar e seguida por diferentes culturas. Mas, como é de se esperar, essa cerimônia nem sempre é igual em todos os lugares: ela muda conforme a cultura, as crenças e costumes de um povo. Por isso, existem vários rituais diferentes para celebrar a união espalhados por todos os cantos do planeta. Hoje falaremos sobre alguns deles!

Cerimônia Judaica da quebra de taças

Nesse costume, os noivos bebem vinho em uma mesma taça de cristal, simbolizando a partilha. Na tradição judaica, o vinho representa a alegria. Depois de tomarem a bebida, o noivo pisa na taça para quebra-la e todos os convidados exclamam “Mazal Tov”, que quer dizer boa sorte.

Eles acreditam que a quebra da taça significa que ninguém mais beberá daquela taça, ou seja, somente os noivos desfrutarão desse amor. Também simboliza o equilíbrio entre os momentos felizes e tristes que o casal enfrentará na vida a dois.

Ritual San-san-kudo (três-nove)

Como o nome desse rito já revela, é um costume oriental. O significado do número três é boa sorte, e o número nove representa a aspiração à boa sorte, por isso, prepara-se um sachê de chá que, durante a cerimônia, é serviço ao casal em três xícaras japonesas. Eles seguram essas xícaras (chamada de yunoni) com as duas mãos, uma por vez, e compartilham cada xícara três vezes, ou seja, três xícaras, nove goles. Para eles, a primeira yunoni representa a jovialidade e a sabedoria de Buda; a segunda recura o Dharma, o caminho da compreensão e do amor; e a terceira simboliza Sangha, a comunidade que vive em consciência e harmonia.

Pagamento de “resgate”

Esse costume é uma brincadeira muito realizada na Rússia. Pouco antes da cerimônia, o noivo precisa aparecer na casa da noiva para pedir a mão dela mais uma vez. No entanto, os familiares e amigos da amada recusam o pedido e então, ele precisa pagar o “resgate” da sua noiva. O pagamento é feito com dinheiro ou joias, ou, para quem não está podendo gastar muito, pode ser feito com brindes ou, ainda, ele pode passar por tarefas (trotes) para conseguir seu amor de volta.

Quebra de pratos

Essa tradição é bem mostrada nos filmes. Os recém-casados arremessam pratos no chão após a celebração do casamento, enquanto os convidados entoam o “Oopah!” para desejar boa sorte na vida dos noivos, um ritual que também simboliza abundância. Acredita-se que esse costume começou porque, antigamente, os gregos quebravam pratos na porta de suas casas depois que casavam a fim de espantar maus espíritos.

Esses são só alguns dos diferentes costumes para celebração de casamentos ao redor do mundo. Continue acompanhando nosso blog para saber muito mais sobre o assunto! Ah, e se você estiver se preparando para se casar ou para dar um passo a mais na sua relação, não se esqueça de entrar na Loja Online da WM Joias para conferir nosso catálogo de alianças de namoro, noivado e casamento!

Até a próxima 🙂